Medidas prometem melhorar circulação na Avenida Coronel Marcos

Wenceslau Escobar também ganhará projeto de qualificação e segurança viária

 

O trânsito de veículos nas avenidas Coronel Marcos e Wenceslau Escobar está atrasando a vida de quem trafega na região, seja no transporte coletivo ou em veículo particular. A lentidão na região dos bairros Ipanema, Tristeza, Pedra Redonda, Jardim Isabel, Vila Conceição e Sétimo Céu já está se tornando tradicional. Por isso, o projeto de qualificação e segurança viária das vias foi tema de reunião realizada em 23 de junho na sede campestre da Sociedade de Engenharia do RS. Além do vice-prefeito Sebastião Melo, participaram da reunião representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), do Centro Administrativo Regional Sul (CAR Sul), da Associação de Transportadores de Passageiros (ATP), da Associação de Transportadores de Lotações (ATL), do Consórcio Viva Sul, da Brigada Militar, da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul (APCEF/RS) e do Colégio Marista Ipanema. Moradores e líderes comunitários da região também estiveram no encontro para conhecer as propostas da Prefeitura.

 

Faixa reversível é uma das alternativas

 

Entre as propostas apresentadas, está a possibilidade de implantação de uma faixa reversível semaforizada no trecho final da Avenida Wenceslau Escobar, entre a Avenida Coronel Marcos e a Rua Professor Xavier Simões, no acesso ao Sétimo Céu. A definição do sentido da faixa reversível seria definida pelos horários de maior fluxo de veículos.

Mas há outras propostas: garantir largura de faixas constantes na Coronel Marcos (eliminando gargalos) e a retirada de canteiros centrais na avenida; realocação de algumas paradas de ônibus, garantindo mais conforto e segurança; fim do terceiro tempo semafórico no cruzamento da Coronel Marcos com a Rua Déa Coufal e a Avenida Tramandaí; revisão e qualificação dos locais de travessias de pedestres, etc.

 

Lombadas e controlador de velocidade também foram propostos

 

A implantação de mais duas lombadas e controlador eletrônico de velocidade nas proximidades da intersecção das avenidas Coronel Marcos e Wenceslau Escobar também foi proposta. A alternativa foi sugerida após a realização de estudos técnicos.

 

Medidas preveem redução de 15 minutos no trânsito

 

A implantação das medidas de qualificação e segurança viária está prevista para o segundo semestre. A expectativa é de que, após sua efetivação, o ganho na circulação de veículos possa chegar a 15 minutos. No total, trafegam no trecho cerca de 26 mil veículos por dia e são realizadas, aproximadamente, 820 viagens diárias por sentido, totalizando 80 mil passageiros em 14 linhas de ônibus. “A zona Sul foi uma das áreas da cidade com maior crescimento nestes últimos anos. Com a dedicação das nossas equipes técnicas e apoio da população, estamos enfrentando este desafio para eliminar os gargalos nestas principais vias, garantido mais qualidade no deslocamento dos cidadãos”, destacou o vice-prefeito Sebastião Melo.