Com aumento do frio, aumenta preocupação com população de rua

Com o rigor deste início de inverno, a preocupação com a saúde da população de rua aumenta tanto quanto o frio das últimas semanas. Algumas das alternativas para os moradores de rua são os albergues ligados ao Município, que integram o serviço de Ações de Atenção à população Adulta de Rua, realizada pela Prefeitura de Porto Alegre, através da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC). Entre os serviços oferecidos, além dos albergues, que podem receber em média 100 pessoas por dia, existe também o Serviço de Atendimento Social de Rua, que aborda, identifica e convida os moradores de rua a integrar a rede de atendimento, na qual vai encontrar assistência social, saúde, habitação, geração de renda e alfabetização. Ao ver alguma pessoa na rua precisando de um lugar para dormir, você pode solicitar abordagens através do telefone 3221-8578, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h. À noite e nos finais de semana, as solicitações devem ser feitas pelo fone 3346.3238.

Os albergues indicados pela prefeitura são:

Casa de Convivência (Vagas: 35 pessoas por dia)

Endereço: Rua João Alfredo, 782 – Bairro Cidade Baixa – de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h.

Funciona junto ao Serviço de Atendimento Social de Rua. É um espaço diurno de referência para a população adulta de rua, oferecendo apoio a sua organização pessoal (encaminhamento para a rede de atendimento, de solicitação de documentação etc) e necessidades básicas, como higiene. Desde 2001 foi desvinculado do Abrigo Marlene.

 

Albergue Municipal (Vagas: 120 no ano inteiro e 150 no inverno)

Endereço: Rua Comendador Azevedo, 215 – Bairro Floresta

Oferece pernoite, janta, café-da-manhã, banho e roupas limpas a moradores de rua de ambos os sexos. Funciona diariamente, das 19h às 7h.

 

Abrigo Municipal Marlene (Vagas: 100 no ano inteiro e 110 no inverno)

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 40 – Bairro Menino Deus

Além do acolhimento, auxilia os abrigados em sua reorganização pessoal e social. Oferece serviço de abrigagem para adultos moradores de rua.  Foi implantado em 1995.

 

Abrigo Municipal Bom Jesus (Vagas: 78 no ano inteiro e 88 no inverno)

Endereço: Rua São Domingos, 165 – Bairro Bom Jesus

Implantado em 1987 como albergue, foi inaugurado em 1997 como Abrigo Municipal Bom Jesus. Atualmente, abriga adultos moradores de rua e os auxilia em sua reorganização pessoal e social.

Sociedade também se mobiliza para ajudar

 

Além do poder público, existem iniciativas da sociedade civil que também buscam dar mais dignidade a quem vive nas ruas. Em Porto Alegre, existe desde 2001 o Jornal Boca de Rua, editado pela jornalista Rosina Duarte, com o apoio da ONG Alice (Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação) e produzido e vendido por aproximadamente 30 moradores de rua, buscando dar voz e visibilidade a essas pessoas, ignoradas pela grande mídia.

Existe também o Projeto Banho Solidário, um projeto social sem fins lucrativos, sem qualquer ligação partidária ou religiosa, que se propõe a ajudar as pessoas em situação de rua a tomar um banho quente. O projeto consiste basicamente num reboque adaptado que funciona como casa de banho, com compartimento masculino e feminino com chuveiros, que estaciona alguns dias da semana em locais de fácil acesso às pessoas em situação de rua. O projeto Banho Solidário em Porto Alegre foi inspirado numa iniciativa semelhante, em funcionamento em Vitória da Conquista, na Bahia, e foi financiado via campanha na internet, os chamados financiamentos coletivos. Para acompanhar o projeto, você pode seguir a fanpage do projeto clicando aqui.