Dicas da Dona Bilica – Fruta de inverno: Bergamota

Nós gaúchos somos fãs da bergamota e do chimarrão. Quem não lembra de uma bergamota naqueles dias ensolarados e frios? O perfume mais encontrado nesta época é o cheirinho da bergamota, que logo avisa que a fruta foi consumida pelo vivente.

A principal vitamina encontrada na bergamota é a vitamina C, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e aumenta a imunidade, prevenindo resfriados e outras doenças. Mas a fruta ainda contém vitamina A, responsável pela saúde dos olhos e da pele, vitaminas do complexo B (que fortalecem os nervos), potássio (responsável pelo bom funcionamento cardíaco), e fibras (que auxiliam no bom funcionamento do intestino).

 

Receita relacionada:bolo de bergamota

Bolo fácil de Bergamota

 

Modo de preparo:

Bater no liquidificador os gomos (sem sementes) de uma bergamota, o suco de 2 bergamotas, 1 xícaras de óleo, e 3 ovos. Depois leve a mistura a uma tigela e coloque 3 xícaras de farinha peneiradas com 1 xícara de açúcar e 1 colher de sopa de fermento em pó e bata até observar bolhas subindo. Despeje numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno alto pré aquecido durante 15 minutos. Após este tempo, baixe a temperatura do forno por 25 minutos. Depois de frio e desenformado pode cobrir (se quiser) com esta calda: 1 xícara de suco de bergamota, 1/2 xícara de açúcar e 1 colher de café de amido de milho, mexendo até ferver.