Dicas da Dona Bilica – Organização de armários na mudança de estação

Passou o verão e o frio chegou. Precisamos guardar as roupas usadas na estação quente para que tenham espaço as roupas mais grossas e volumosas que iremos usar a partir de agora. Uma boa solução são as caixas organizadoras, nas quais podemos guardar as roupas que não são da estação. Assim, evitamos o acúmulo e, consequentemente, a bagunça. Existem no mercado vários modelos de caixas com tamanhos e materiais variados, adequados à necessidade de cada um. Se não quiser gastar com as caixas, pode colocar as roupas bem dobradinhas e limpas em sacos plásticos ou feitos em TNT. Depois, é só colocar nos nichos ou prateleiras acima do roucaixa organizadorapeiro.

Por falar nas roupas limpas que serão guardadas, vamos indicar um amaciante de roupas natural e barato que foi um truque de nossas avós (que sabiam tudo e usavam produtos bem mais naturais). Ele foi perdendo o uso e sendo esquecido depois da chegada dos amaciantes de fábrica.

O vinagre branco tem a mesma característica química do amaciante comum: um pH ácido. A maioria dos sabões tem um pH mais elevado e a acidez neutraliza o pH do sabão, que deixa as roupas ásperas. Então, é só colocar meio copo de vinagre na última enxaguada da máquina e suas roupas ficarão macias.