Alimento de outono – Batata doce

Até pouco tempo atrás, a batata-doce era lembrada apenas nas festa juninas, mas, atualmente, ganhou fama de amiga das dietas de emagrecimento e dos esportistas. Isto porque descobriu-se que ela é fonte de carboidratos complexos, ou seja, garantidora de energia prolongada para os músculos e, assim, impede a perda de massa muscular. 

A batata-doce é rica em carboidratos, contém alta taxa de vitamina A (responsável pela saúde dos olhos e da pele), de vitaminas do complexo B (que fortalecem os nervos), além de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Também suas folhas têm alto valor nutritivo e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha, com excelentes resultados.

Para reduzir as perdas nutritivas e não desperdiçar a polpa, convém cozinhar as batatas-doces com casca, pois é nela que se concentra o maior número de vitaminas e sais minerais. Após o cozimento, é só raspá-las que saem facilmente. Se forem cozidas com outros ingredientes, como guizados ou legumes, devem ser descascadas, picadas e deixadas de molho em água até a hora de serem levadas à panela, para não escurecerem.

 

 

Receita relacionada:

 

Batata-doce assada rápida no micro-ondas

 

Escolha batatas pequenas ou médias. As muito grandes ficarão meio cruas (por dentro) ou queimadas (por fora).

Lave-as bem, esfregando-as com uma escovinha. Faça furos com garfo em toda a volta para o vapor sair durante o cozimento. Embrulhe em um guardanapo de papel umedecido.

Coloque em um prato e leve ao micro-ondas por mais ou menos 3 minutos para cada batata. Para saber se está cozida, espete um garfo e veja se está macia. Se achar que não está, coloque por mais alguns segundos.

Remova o papel toalha e pronto. Agora, é só comer assim mesmo, o que é uma delícia, mas pode criar: temperar com sal, ervas, cobrir com molho, requeijão, fazer pirê, etc…