32a Semana do Meio Ambiente começa dia 02/06

Promover a participação da comunidade porto-alegrense na preservação do patrimônio natural da cidade. Esta é a proposta dos oito eventos que ocorrerão durante a 32ª Semana do Meio Ambiente, que começa no dia 2 de junho. Serão mais de 50 horas de atividades que abordam temas como energia limpa, espécies ameaçadas, biodiversidade, educação e licenciamento ambiental. Em todos os eventos, serão disponibilizados certificados.

A Semana do Meio Ambiente ocorre em paralelo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente. Neste ano, o evento municipal conta com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), ST Arquitetura e Meio Ambiente e da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).

 

Confira a programação da 32a Semana do Meio Ambiente:

 

Licenciamento Ambiental – O evento Licenciamento Ambiental no Âmbito dos Municípios será realizado no dia 2 de junho, das 9h às 18h, no auditório da Famurs (Rua Marcílio Dias, 574 – Menino Deus). No período da manhã, serão abordados os aspectos jurídicos do licenciamento ambiental, com destaque para os debates sobre as Áreas de Preservação Permanente (APPs) em Zonas Urbanas; a Fiscalização do Ministério Público; e o Direito dos Desastres e seus Instrumentos Regulatórios. Na parte da tarde, o foco estará nos aspectos práticos do tema, com debate sobre experiências positivas que ocorrem em Porto Alegre em questões como compensação vegetal, manejo da fauna, contaminação do solo e poluição sonora.
Informações e inscrições: Famurs – (51) 3230-3150.

Cinema – Nos dias 4 e 5 de junho, a partir das 15h, no estacionamento do Parque Farroupilha (junto à av. Setembrina), o Cine Pedal Brasil 2016 oferecerá conteúdo audiovisual, com foco no incentivo à conscientização ambiental e à geração de energia limpa. O público poderá participar da geração de energia necessária para o evento, por meio do uso de bicicletas, promovendo também a conscientização sobre a mobilidade urbana.
Informações: Cine Pedal Brasil

Espécies Ameaçadas da Flora – O Workshop Sobre Espécies Ameaçadas da Flora de Porto Alegre acontece no dia 6 de junho, das 14h às 18h, no Hotel Continental. Profissionais técnicos da área de botânica irão discutir e aperfeiçoar a lista de espécies de flora ameaçada do município, elaborada pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá). O evento contará com a participação do biólogo Paulo Brack.
Informações e inscrições: [email protected] – (51) 3289-7517.
Apoio: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/InGá Estudos Ambientais

Emissões Sonoras – A palestra sobre Ruído Ambiental apresentará os principais resultados do estudo sobre as emissões sonoras no ambiente urbano, gerado pelo tráfego veicular em vias e parques de diferentes regiões da cidade. Será no dia 7 de junho, às 14h, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) – Av. Carlos Gomes, 2120.
Informações: (51) 3289-7536. As inscrições serão no local.

Morro do Osso – No dia 8 de junho, a 6ª Oficina de Educação Ambiental para Professores será promovida no Parque Natural Morro do Osso, das 8h30 às 17h30. A atividade é voltada a professores do Ensino Fundamental (a partir do 6°ano) e do Ensino Médio. Será disponibilizado um ônibus para ida e volta, partindo da Praça Montevidéu.
Informações e inscrições: [email protected] – (51) 3263-3769 e (51) 3289-5071. O número de vagas é limitado e serão permitidas somente duas inscrições por escola.

Biodiversidade e Saúde Pública – O 4º Seminário Manejo da Vida Silvestre: Biodiversidade e Saúde Pública ocorrerá no dia 9 de junho, das 8h30 às 18h, na sede do MP-RS (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80). O seminário abordará a conservação e manutenção da vida silvestre, destacando a importância do equilíbrio dos ecossistemas e suas espécies, discutindo também o contexto das doenças na vida silvestre, bem como aquelas que afetam as populações humanas.
Inscrições: [email protected], enviando o nome completo, RG, instituição de vínculo acadêmico ou profissional e formação acadêmico ou profissional. Mais informações pelo telefone (51) 3258-1314.
Realização: Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger/Smam. Apoio: Faculdade de Veterinária/UFRGS; Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Univates; Centro Estadual de Vigilância em Saúde; Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde e MP-RS.

Trilhas – O curso Trilhando os Parques de Porto Alegre ocorrerá nos dias 10 e 11 de junho, a partir das 9h. No primeiro dia, serão realizadas trilhas e dinâmicas em sete parques urbanos da cidade, saindo de ônibus do Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha. Ainda no dia 10, será realizada, às 19h, no Hotel Continental, a palestra Mapas Mentais: da Percepção à Representação do Parque Farroupilha, ministrada pela professora da Universidade federal do Paraná (UFPR), Dra. Salete Kozel.
No dia 11, a trilha será realizada na própria Redenção, também a partir das 9h, além de prática sobre mapas mentais, também com a Dra. Salete. O curso promove a sensibilização ambiental e a formação de multiplicadores para perpetuar a conexão direta das pessoas com o meio ambiente.
Informações e inscrições: [email protected] – fones (51) 3289-7580/7586.
Realização: Centro de Estudos e Informação Ambiental/Smam. Apoio: UFPR

Reciclagem – A Oficina de Customização de Mandalas Ecológicas ocorrerá no dia 11 de junho, das 10h às 12h, na biblioteca Maria Dinorah, que fica no Parque Moinhos de Vento (Parcão). Serão utilizados materiais recicláveis, como sobras de papéis, restos de linhas e lantejoulas, fornecidos pela biblioteca. Na oportunidade, haverá exposição de livros com temática ambiental e serão disponibilizados jogos ecológicos educativos. A atividade é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Em caso de chuva, o evento será transferido.


Fonte: Prefeitura de Porto alegre