Comunidade se une em mutirão por escola de Ipanema

Alunos, pais, mães, professores e funcionários realizaram um mutirão para melhorar as condições da Escola Odila Gay da Fonseca, do bairro Ipanema. Além de limpeza, foram realizadas diversas atividades, como pintura de paredes, recuperação de caixas d’água de banheiros, cortes de gramas, limpezas de vidraças. Apesar da chuva que iniciou após o início do mutirão, todos estavam satisfeitos em contribuir para a melhoria da escola, com trabalho voluntário e com doações de materiais de limpeza, por exemplo. A medida é necessária devido ao atraso de quatro meses no repasse de verbas para este fim e à falta de previsão da Secretaria de Educação para que os recursos sejam disponibilizados. Por isso, a diretora Lucy Beatriz Lopes e sua equipe estão convocando a participação de mais familiares e amigos, além de ex-alunos e vizinhos da escola, para os mutirões que serão realizados nos próximos meses com a ajuda do Círculo de Pais e Mestres e de toda a comunidade escolar.


Otimista quanto ao aumento do número de pessoas nas ações voluntárias que serão agendadas, a diretora lembra que, por ser uma escola das poucas escolas públicas da Zona Sul a lecionar ensino fundamental e médio, a comunidade escolar inclui alunos e famílias de diversos bairros, inclusive de outras regiões da cidade. Também é possível contribuir doando material de limpeza para os próximos mutirões. Informações pelo fone/watts 9645-7449.

 

Escola também arrecada alimentos para a merenda

 

O atraso no repasse de verbas para a merenda dos alunos também está obrigando a escola a realizar uma arrecadação de alimentos para a merenda das crianças e adolescentes. Quem deseja contribuir pode fazer contato também pelo fone/watts 9645-7449.

 

Limpeza de classes também fez parte do mutirão - Foto Gustavo Cruz-O Jornalecão

 

Voluntários sugerem parceria com poder público

 

Pais, mães e também avôs que participaram da ação sugeriram ideias que podem ser aproveitadas no futuro, caso a escassez de recursos do Estado continue afetando a manutenção das escolas. Uma delas é a efetivação de um convênio com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), pois a medida aumentaria em muito a eficácia dos mutirões, já que, além dos participantes, profissionais qualificados para limpeza também fariam parte das ações. Para eles, com interesse e boa vontade dos órgãos estaduais e municipais, uma medida como esta seria facilmente efetivada.

 

Pai e ex-aluno consertou as caixas de banheiro que estavam entupidas - Foto Gustavo Cruz-O Jornalecão