Parabéns, Porto Alegre, uma cidade mágica!

Minha teoria é que, por estar localizada no paralelo 30 (30 graus ao sul da linha do Equador), tem uma forte energia pairando sobre nossa cidade. Além disso, Porto Alegre é circundada por morros com 730 milhões de anos e pelo imenso lago Guaíba. Neste espaço onde hoje habitamos, viveram caçadores nômades primitivos (há 3 mil anos) que foram dizimados, 2 mil anos atrás, pelos índios tupi-guaranis vindos da Amazônia em busca da “terra sem males”. Devem tê-la encontrado aqui, porque ficaram muito tempo.

E nós, moradores da Zona Sul, que somos privilegiados pela proximidade dos morros cobertos de vegetação nativa, pedras enormes e nascentes que correm à procura do lago Guaíba, olhamos tudo isto sem pensar que abaixo do solo que pisamos podem estar os ossos e pertences destes primitivos moradores e que os olhos destes nossos antepassados já apreciavam o pôr do sol do lago muitos anos antes de nós.

Sua vida na “terra sem males” acabou no século XVll, quando os bandeirantes portugueses aqui chegaram em busca de mão de obra escrava. Os que não foram pegos fugiram deixando tudo o que tinham por aqui, inclusive o gado que criavam e que se tornou selvagem pelos morros e planícies.

Os gados selvagens atraíram o português Jerônimo de Ornelas, que resolveu vir para cá, domesticá-los e acabou se fixando na “terra sem males”. Algum tempo depois (em 1753), desembarcaram 60 casais vindo dos Açores, que acamparam às margens do Guaíba, começando oficialmente o povoamento da nossa cidade.

O tempo foi passando, muitos outros moradores, de diferentes lugares e nacionalidades, foram por aqui ficando e, hoje, aqui estamos nós… Somos 1,4 milhão de habitantes. Uma mistura étnica impressionante: índios, negros, portugueses, espanhóis, italianos, alemães… enfim, uma miscigenação com cerca de 50 etnias.

Somos muito diferentes daqueles que há muitos anos por aqui passaram e deixaram rastros invisíveis. Eles estão dentro de nós, suas características nos foram passadas pela genética. Suas energias ainda estão pairando por nossa cidade. A vida dos antepassados moradores desta cidade, o seu esforço e o seu trabalho fizeram Porto Alegre ser o que hoje é. E a magia da nossa cidade, situada no paralelo 30, continua: seguimos buscando, aqui, a “terra sem males”. E, quando paramos para olhar um pôr do sol no Guaíba ou mesmo os nossos morros tão antigos, temos a impressão de ter conseguido…