Fruta do Mês – Maracujá

Verão é época de maracujá. Vamos aproveitar que está mais barato e comprar a fruta nos mercados e feiras da Zona Sul de Porto Alegre. 

Esta fruta é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A, ferro, cálcio, fósforo e fibras. É reconhecida como calmante atóxico, que não cria dependência e não vicia. Acalma mesmo, não é lenda, mas seria necessário comer muitos maracujás para sentir o efeito…

Além de acalmar, a fruta oferece suas propriedades aos sofredores de asma, coqueluche, erisipela e nevralgias. A casca do maracujá é geralmente ignorada, mas é riquíssima em propriedades nutricionais funcionais e antioxidantes, como a pectina, vitaminas e sais minerais com alto poder desintoxicante.

A pectina da casca é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção da glicose sanguínea, auxiliando, assim, em dietas de emagrecimento, diabetes e colesterol. É possível encontrar farinha da casca de maracujá em casas especializadas.

Existem vários tipos de maracujá: o doce, o azedo, o ornamental e o medicinal. O fruto pode ser consumido puro, na colher, ou por cima de iogurtes, com granola, como sucos, refrescos, gelatinas, sobremesas, sorvetes e também como tempero em saladas.

 

 

MARACUJAZEIRO (Passiflora edulis)

 

Planta do Mês - Flor de Maracujá - Foto Guilherme Cruz-O Jornalecão

 

Esta planta trepadeira é nativa da América do Sul e, no Brasil, que é o maior produtor mundial, nasce até espontaneamente. Basta apenas deixar suas sementes em terra fofa, principalmente nas regiões mais quentes.

Pode ser plantada no quintal (e, neste caso, deve receber estruturas de apoio como muros, cercas, arames, pérgolas, etc) ou em vasos, que devem ter uma capacidade maior que 45 litros, pois é uma planta vigorosa. Gosta de bastante sol, para que tenha um maior florescimento e para que dê frutos durante o ano todo. Nas regiões onde a estação do inverno é bem definida, o frio pode fazer cair seus botões florais e os frutos mais jovens. Mas, no verão, floresce e frutifica em abundância, proporcionando belas flores e frutos com poderes nutritivos e medicinais.