Dica da Bilica – Acabaram as férias

Para os pais, na volta às aulas

 

Acabaram as férias. As crianças podem estar entusiasmadas com a volta às aulas, com os novos professores e colegas, com o novo material escolar, ou talvez, nem tanto, pois agora será preciso levantar cedo, retomar as tarefas escolares e extra-classe, estudar… Mas isso faz parte do seu aprendizado para a vida.

Para os pais ou responsáveis, é muito importante conhecer a escola onde matricularam seus filhos, a filosofia de ensino, os projetos pedagógicos para o ano curricular, os professores, os colegas, enfim, o ambiente escolar onde deixarão seus filhos quando não estiverem por perto. Caso não fiquem satisfeitos, poderão fazer alguma coisa agora que é início de ano.

Também faz parte da responsabilidade dos pais, acompanhar o desempenho do filho durante todo o ano (tanto o cognitivo – para ver se está acompanhando bem o conteúdo – como o comportamental – para ver como está se socializando). Muitos pais levam a criança até o portão da escola e deixam tudo nas mãos dos professores. Esquecem que a educação é tarefa fundamental dos pais, em primeiro lugar.

Conversem sempre com seus filhos sobre o que fazem na aula, no recreio, quem são os seus colegas, mostre a importância do respeito aos professores, funcionários e a tudo que faz parte do ambiente escolar, que deve preservar para outros alunos.

Acompanhem seus temas, mas não os façam por eles. Isto é responsabilidade dos filhos. Estabeleçam rotina e horário para realizá-los.

Mantenha contato rotineiro com a escola e com os professores. Não deixem para saber das coisas relativas à vida escolar de seus filhos apenas quando forem chamados. Poderão ter alguma surpresa negativa e a solução da mesma já poderá estar mais difícil…