Obra para ligar corretamente os esgotos contribuirá para a despoluição do Guaíba

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou em março, no loteamento Jardins do Prado, na Zona Sul de Porto Alegre, obras do programa Conexões, que é complementar ao Programa Integrado Socioambiental (Pisa), no qual foram investidos R$ 480 milhões para saneamento. O programa Conexões vai identificar os domicílios com esgoto doméstico ligado à rede pluvial (nas regiões dos arroios Dilúvio, Águas Mortas, Taquara, Espírito Santo, Capivara, Cavalhada e Salso) e fazer as ligações corretas para encaminhar o esgoto doméstico para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, impedindo que a rede cloacal se misture às redes pluviais e, consequentemente, chegue aos arroios e posteriormente, ao Guaíba.

Neste novo programa, serão investidos R$ 13,5 milhões para fazer 8 mil ligações de esgoto e beneficiar diretamente 32 mil pessoas, além de dar importante contribuição para a despoluição do lago Guaíba. Com contrato de um ano para execução das obras (até março de 2017) e cerca de 30 a 45 dias para chegar a cada região, a primeira fase do Programa Conexões consiste na visitação das equipes do Dmae às casas da população no entorno dos arroios para explicar a importância de ligar o esgoto na rede correta, fazer os testes e, quando houver necessidade, com autorização expressa dos responsáveis por cada domicílio, executar a obra e ligar o esgoto corretamente. 

 

Meta é tratar 70% do esgoto da cidade até o final do ano

 

Antes do Pisa, Porto Alegre tinha capacidade para tratar 27% do esgoto produzido e alcançava um índice de tratamento de apenas 18%. Após a inauguração da ETE Serraria (em 2014), a capital gaúcha aumentou sua capacidade de tratamento de esgoto e passou a tratar 33% do esgoto produzido, duplicando esse índice para 66% ao final de 2015. “Pretendemos terminar 2016 tratando 70% do esgoto produzido em Porto Alegre, o que é um índice de destaque nacional e vai nos aproximando da utilização máxima da capacidade instalada com a inauguração das obras do Pisa”, destaca o diretor-geral do Dmae, Antônio Elisandro de Oliveira.