Porto Alegre se prepara para iniciar obras do hospital veterinário público

Primeiro hospital veterinário público do Rio Grande do Sul (e também um dos primeiros no país), a Unidade de Medicina Veterinária (UMV) Vitória, que atenderá gratuitamente animais cujos tutores comprovem baixa renda, deu mais um passo importante para sua concretização, após a entrega da licença ambiental que autoriza a construção do prédio, que ficará localizado em Viamão, na divisa com Porto Alegre, e que atenderá os dois municípios.

O local, onde atualmente já são realizados procedimentos de baixa e média complexidade, concentrará também toda a estrutura administrativa da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). No terreno, de 1,2 mil metros quadrados, serão construídos cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, ambulatório, além de sala de recuperação para 150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120. A prioridade do atendimento gratuito será para animais de famílias em situação de vulnerabilidade social e o custo da obra (estimada em cerca de R$ 6 milhões) será totalmente disponibilizado pela iniciativa privada.

A construção da UMV Vitória é considerada fundamental pela Prefeitura de Porto Alegre, já que a questão animal envolve diretamente a saúde pública, o que exige ações do poder público, segundo a prefeitura.

 

Hospital Público Veterinario - Divulgação-PMPA

 

Inicialmente, o planejado era inaugurar a UMV Vitória em 2014, mas dificuldades burocráticas na obtenção das licenças, além de questões legais sobre a localização da unidade, na divisa territorial entre Viamão e a Capital, atrasaram o processo e adiaram o início das obras, agora previstas para iniciar até abril e com tempo de duração estimado em dez meses.

Para cumprir todas as etapas necessárias para a definição do local e o início das obras, foram necessárias negociações que envolveram a deputada estadual Regina Becker Fortunati, o Ministério Público, a Secretaria Especial dos Direitos Animais e as prefeituras de Porto Alegre e Viamão. Em 2015, a pedido da vereadora Lourdes Sprenger, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre chegou a realizar uma reunião sobre o assunto, na qual chegou a ser sugerida a localização do hospital veterinário no bairro Jardim Botânico, como uma opção que desobrigaria a necessidade de ter autorização de dois municípios.