Problemas culturais do Brasil e de além mar

A notícia de que a paraense Ana Cristina Wanzeler é uma arquiteta que estará à frente do Ministério da Cultura do governo brasileiro pode sinalizar que arquitetura, arte e artesanato são cultura e apresentam também problemas culturais comuns. Mas que problemas? Pois bem, problemas humanos, econômicos e sociais, os mesmos de sempre. E as soluções? Políticas? Um raciocínio simplificado que remete à recente experiência que tive ao participar de um seminário sobre processos de musealização na Universidade do Porto com um trabalho sobre o projeto Guarisse, desenvolvido junto à Associação dos Escultores do Estado do RGS – AEERGS. Em uma Europa portuguesa em crise, tive a oportunidade de me deparar com os mesmos problemas relacionados à valorização da arte ou do artesanato e à preservação do patrimônio material e imaterial enfrentados por nós.

Entre os trabalhos apresentados por pesquisadores de todas as áreas, cujo resultado das pesquisas relaciona-se à preservação de memórias, chamou a atenção a narrativa de Inês Moreira intitulada “Quando o museu ainda é um estaleiro de obras: potencialidades e dilemas da curadoria em edifícios em processo de musealização”. Inês apresentou um trabalho sobre a revitalização de uma fábrica incendiada – e, portanto, abandonada – e a sua transformação em museu. Um museu comunitário que resgata e preserva a identidade dos trabalhadores e de seus familiares a partir do que, por quem e de como era desenvolvido o trabalho no local. São registros que se estendem ao consumo e aos gostos da população, à publicidade e ao comércio desde a época em que a fábrica funcionava. Para a revitalização deste espaço em estado de abandono, universidade e entidades sem fins lucrativos uniram-se aos profissionais da arquitetura e da arte, do artesanato e da história – áreas complementares que formam o espectro cultural de um país.

Neste caso, um país que, simplesmente, desde 2012 extinguiu o Ministério da Cultura pelo atual legislativo, transformando-o em Secretaria da Cultura, sob as ordens do primeiro-ministro português. Um importante ministério que existia de forma independente – pasmem! – somente desde 1995. O que parece demonstrar que um país acostumado a receber milhões de turistas por ano tenha agravado ainda mais os seus problemas econômicos com a falta de investimentos e de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento artístico e cultural, ou à preservação de prédios históricos que representem a sua própria cultura identitária e – porque não? – também a nossa.

 

Marcia Morales Salis - Arquivo Pessoal

 

 

 

Marcia Morales Salis
Moradora do bairro Ipanema, Gestora Cultural e
Delegada pelo RGS no Colegiado Setorial Artesanato do CNPC-MinC
[email protected]